Grafite sobre sulfite. |
Hoje posto um desenho meu acompanhado de parte de uma reflexão muito real que encontrei navegando na internet sobre a nossa liberdade de expressão.
É incrível como a arte nos permite expressar tão claramente o que algumas linhas bem escritas nos trazem de informação. Casamento perfeito nesse caso! Veja se concordam!
"...
A liberdade de expressão num ambiente controlado é o mesmo que inventar um bolo e usar forma antiga. Faz-se a receita de todas as maneiras e ingredientes porém a forma é a mesma. A inovação é permitida dentro de parâmetros que por vezes são rompidos resultando em problemas ao invés de benefícios.
A liberdade de expressão deve ser trabalhada para não cometermos os mesmos erros da infância. Quando criança, pegávamos passarinhos e os soltávamos na gaiola. O que é isto, soltar um pássaro na gaiola? Um ser feito para viver livre preso nos limites de um cativeiro? É o mesmo que podar uma árvore pouco acima do tronco. Não morreu mas também nada oferece.
Porém, com o tempo, o belo exemplar se acostuma e começa a cantar. Neste ponto, já não bate nem mais a cabeça nas grades. Sua iniciativa e criatividade estão inibidas. Se oferece apenas para recitar a mesma música e alegrar a manhã do dono. É permitido somente ter vontade. Vontade de fugir, quebrar as grades... e por enquanto... de participar do dia como coadjuvante. Sua vida é controlada pelo menino que escolhe a comida, a água e o passeio.
No entanto é bom saber, de dentro das grades ele só olha para o lado de fora. Seu objetivo é voar. Mesmo manso e cantador suas virtudes estão somente inibidas e não extintas. Voar novamente é questão de tempo!
Iniciativa requer ousadia. Ouse! Permita-se tentar! Permita-se errar!
Sucesso!
..."
Mensagem da equipe Milpalestras - Liberdade controlada.
http://www.milpalestras.com.br/noticia.php?codigo=61
Bom para pensar!
Beijocas
Lilian Sant´Anna